quarta-feira, 14 de julho de 2010

Transtorno Obsessivo-Compulssivo

Muitos são nossos comportamentos no dia a dia. Diante da variedade de situações vivenciadas, emitimos também uma variedade de respostas no decorrer de nossos aprendizados.

Alguns desses comportamentos, se ocorridos de maneira a desequilibrar nossas vidas, devem ser observados com mais cuidado e atenção.

Se começa a existir uma verificação constante de portas, janelas, gás de cozinha; necessidade em lavar as mãos com frequência; verificar extratos bancários mais vezes do que o necessário; necessidade de limpar lugares que acabaram de ser limpos; entre tantas outras situações, podemos estar diante de um quadro de Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC).

O TOC, composto por obsessões e compulsões, é caracterizadocomo um transtorno mental, ligado à ansiedade e traz para a pessoa uma rotina de vida cheia de repetições, incômodos e exageros.

Podemos dizer que o indivíduo portador de TOC, apresenta algumas obsessões, que são seus pensamentos ruminativos (como por exemplo: se não tranquei a janela, pode acontecer alguma coisa) e para aliviar esses pensamentos e todas suas sensações desagradáveis, a pessoa passa a apresentar compulsões (como exemplo: verificar a todo momento se a janela está trancada).

A rotina dessa pessoa passa a ser permeada por emissão de determinados comportamentos de forma repetitiva para aliviar toda a aflição e desconforto causados pelas obsessões.

É necessário, diante deste quadro, procurar ajuda (médica e psicológica) para que o indivíduo possa vivenciar sua vida com qualidade e tranquilidade.


Um comentário:

  1. Gisele, achei bárbaro a sua idéia de esclarecer as pessoas sobre os diversos transtornos que abalam o emocional. Beijo

    ResponderExcluir